segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Para os novos alunos

A Praxe tem como principais objectivos receber condignamente os alunos recém-chegados, integrando-os da melhor forma no Curso e na Instituição, incutindo as regras básicas do bom comportamento e da Tradição Académica. Para que as praxes decorram na maior normalidade possível, existe desde 2006 no curso de Civil uma Comissão organizada, regida por um Código de Praxe. A praxe NÃO tem qualquer propósito violento ou humilhante, tendo o caloiro o direito (e o dever) de denunciar qualquer abuso de que tenha sido vítima.

A Praxe é um período de convívio em que o aluno recém-chegado, para além de se divertir, tem hipótese de conhecer os novos colegas e aprender com a experiência dos alunos mais velhos.

A Tradição Académica enquadra-se na perspectiva de que a Universidade não deve ser apenas um simples local de estudo e avaliações. Ultrapassando a simples aquisição de competências, o papel do estudante deve ter uma componente adicional que o torne herdeiro de uma longa e valiosa linhagem de rituais, integrando-o verdadeiramente no Curso e no ambiente universitário. Questionar a Tradição Académica é questionar o próprio estatuto do estudante, é querer reduzi-lo à impessoalidade de um mero número.

Estamos a preparar uma grande recepção fora do período de aulas. Não deixes escapar esta oportunidade. Liberta já a tua agenda!
Está a chegar uma semana inesquecível que não vais querer perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário