sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O Instituto

O Instituto Superior Técnico tem como missão contribuir para o desenvolvimento da sociedade, promovendo um ensino superior de qualidade nas áreas de Engenharia, Arquitectura, Ciência e Tecnologia, nas vertentes de graduação, pós-graduação e formação ao longo da vida, e desenvolvendo actividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I), essenciais para o progresso do conhecimento, e para ministrar um ensino ao nível dos mais elevados padrões internacionais.


Mensagem do Presidente

Fundado em 1911, o Instituto Superior Técnico distingue-se pela sua influência nacional e reconhecimento internacional. A Escola forma profissionais altamente qualificados que, há quase 100 anos, contribuem de forma decisiva para o desenvolvimento social e económico de Portugal. O Técnico oferece cursos de primeiro e de segundo ciclos, assim como Mestrados Integrados, em quase todas as áreas de Engenharia, Arquitectura, Ciência e Tecnologia, caracterizados por uma sólida formação de base e aposta na formação avançada, investigação e inovação. Apresenta ainda uma oferta única no país de programas de Doutoramento.

No contexto de uma economia global cada vez mais baseada no conhecimento, a internacionalização é indissociável do IST de hoje, reflectindo-se numa ampla participação em programas internacionais de Investigação e Desenvolvimento e na oferta de programas de Mestrado e Doutoramento em parceria com escolas internacionais de referência.

Com uma “Cultura de Escola” muito própria, baseada na exigência de qualidade e no rigor, aspirando a um desempenho comparável aos mais exigentes padrões internacionais, o Técnico é uma Grande Escola do século XXI, ao serviço de Portugal. Todos nós, professores, funcionários e alunos do Técnico, temos a responsabilidade de dedicar o melhor da nossa competência e do nosso esforço para que esta “cultura” se cumpra.

O sucesso do IST deve-se aos seus mais de 10.000 alunos, ao seu corpo docente e de investigadores altamente qualificado, que inclui mais de 1000 doutorados, aos 650 funcionários e a todos os que aqui trabalharam e estudaram. É nossa obrigação continuar o sucesso do Técnico, reforçando a qualidade do Ensino e da Investigação que aqui se realiza, promovendo a transferência de tecnologia, a ligação à sociedade e o estímulo ao empreendedorismo de base tecnológica.

António Cruz Serra


Retirado do sítio do IST.

Sem comentários:

Enviar um comentário