terça-feira, 29 de setembro de 2009

Manual de sobrevivência do Caloiro

Este pequeno guia contém uma explicação, em tom descontraído, dos objectivos e conteúdos das cadeiras que os caloiros enfrentarão neste primeiro semestre. Este trabalho resultou de um brainstorming dos elementos da CPMEC e não representa qualquer opinião minimamente fundamentada ou estatisticamente comprovada.

CDI-I (6.0 ECTS) - Se a engenharia fosse uma língua, esta cadeira ensinava-te o abecedário. É verdade que há palavras que não interessam para nada, mas vais ter que aprendê-las na mesma. Com muitas coisas novas e algumas nem tanto, é basicamente a continuação da Matemática do Secundário, agora com um nível de exigência bastante maior.

Álgebra (6.0 ECTS) - A matemática dos pobres. E porquê dos pobres? Porque não usa números; Letras, letras e mais letras, é disto que a Álgebra trata. Com muitos conceitos totalmente novos, os conhecimentos do secundário de nada servem para a cadeira das matrizes. Requer acompanhamento constante.

Computação e Programação (6.0 ECTS) - Se pensavas que a Informática se resumia a mexer no Word e a jogar online, vais descobrir que tens andado redondamento enganado. Esta cadeira vai mostrar-te um admirável mundo novo, que irás visitar várias vezes, se, como muitos dos teus colegas mais velhos, chumbares vezes sem conta. Arrays, cin's e cout's vão passar a constar do teu vocabulário sem saberes ao certo para que servem.

Química Geral (6.0 ECTS) - Para quem teve Química no Secundário, esta cadeira não é muito mais que uma revisão aprofundada da matéria. Se não tiveste, olha, estuda e aguenta-te à bronca, já que esta é a única cadeira de Química que vais ter ao longo de todo o curso. Até porque, sinceramente, isto não serve para nada.

ECA (1.5 ECTS) - A bela da introdução à Engenharia Civil. Aqui poderás contactar pela primeira vez com as mais ilustres figuras da Engenharia Civil do IST. Eles irão explicar-te em que áreas se divide o curso e o que é, de facto, a Engenharia Civil. Se estiveres interessado, pode ser a cadeira mais interessante deste semestre. Se não, vai almoçar mais cedo.

Desenho Técnico (4.5 ECTS) - É uma cadeira acessível para quem tem uma mínima vocação para o desenho. Quem não tem, ter-se-á de safar de alguma forma. Requer uma certa dose de visão espacial e afinidade com o lápis (já que o uso de régua não é autorizado). São talvez as aulas mais descontraídas do semestre.

Divirtam-se!

2 comentários:

  1. programação deixem para o terceiro ano nao vale a pena!

    ResponderEliminar
  2. Vagina...? Achas que é assim que se educam os caloiros. Vão às aulas crianças.

    ResponderEliminar